© All rights reserved | Grupo Map Business

  • Facebook - Map Logistics
  • LinkedIn - Grupo Map

O QUE SÃO INCOTERMS?

Estar atento as possibilidades de sua empresa participar do comércio internacional é fundamental para mantê-la competitiva. Importar tecnologias que às vezes ainda não existam no seu país pode trazer vantagens imensuráveis ao seu negócio. Além disso, em situações de real desvalorizado, exportar pode ser uma ótima opção para aumentar as vendas de sua empresa.

Mas ao trabalhar com o comércio internacional o empresário vê-se diante de termos que  não estão no seu dia a dia. Um deles é o tal do Incoterms!

Incoterms (International Commercial Terms) são padrões internacionais utilizados em contratos de compra e venda no setor de transporte e logística para processos de importação e exportação.

Através de um Incoterms é possível definir quem é o responsável pelo pagamento do frete, qual o ponto de coleta da mercadoria e quem será responsável pelo pagamento do seguro. A CCI (Câmara de Comércio Internacional) é o órgão responsável pela regulamentação dos Incoterms. A última atualização ocorreu em 2010, e foram definidos 11 Incoterms divididos em 4 categorias: E, F, C e D. Já estão sendo estudados neste momentos os Incoterms 2020, que devem ser publicados até o último trimestre do ano de 2019.

Mas vamos então falar um pouco mais sobre as categorias. Seguem abaixo as regras  que servem para qualquer forma de transporte que constam no site da CCI:

 

EXW - Ex works

“Ex Works" significa que o vendedor entrega as mercadorias a disposição do comprador nas instalações do vendedor ou em outro local nomeado (por exemplo, fábrica, armazém, etc). O vendedor não precisa carregar as mercadorias em qualquer veículo de coleta, nem precisa liberar as mercadorias para exportação, onde tal liberação é aplicável.

 

FCA -  Free Carrier

"Livre no transportador" significa que o vendedor entrega as mercadorias ao transportador ou a outra pessoa indicada pelo comprador nas instalações do vendedor ou em outro local nomeado. É aconselhável que as partes especifiquem com a maior clareza possível o ponto no local de entrega indicado, pois o risco passa para o comprador nesse ponto.

 

CPT - Carriage Paid to

"Transporte pago até o destino" significa que o vendedor entrega as mercadorias ao transportador ou a outra pessoa indicada pelo vendedor em um local acordado (se houver um acordo entre as partes) e que o vendedor deve contratar e pagar os custos de transporte necessários para trazer as mercadorias para o local de destino nomeado.

 

CIP - Carriage And Insurance Paid

"Transporte e Seguro Pago até o destino" significa que o vendedor entrega as mercadorias ao transportador ou a outra pessoa indicada pelo vendedor em um local acordado (se qualquer desses lugares for acordado entre as partes) e que o vendedor deve contratar e pagar os custos de transporte. Custos de transporte necessários para levar as mercadorias para o local de destino designado.

O vendedor também contrata uma cobertura de seguro contra o risco do comprador de danos às mercadorias durante o transporte. O comprador deve observar que, de acordo com a CIP, o vendedor é obrigado a obter seguro apenas com uma cobertura mínima. Caso o comprador deseje ter mais proteção de seguro, precisará acordar com o vendedor ou fazer seus próprios planos extras de seguro. "

 

DAT - Delivered at Terminal

"Entregue no Terminal" significa que o vendedor entrega quando a mercadoria, uma vez descarregada do meio de transporte, é colocada à disposição do comprador em um terminal nomeado no porto ou local de destino nomeado. "Terminal" inclui um local, coberto ou não, como um depósito, um pátio de contêineres ou um terminal rodoviário, ferroviário ou de carga aérea. O vendedor estará envolvido em todos os riscos envolvidos em trazer as mercadorias e descarregá-las no terminal no porto ou local de destino nomeado.

 

DAP - Delivered at Place

"Entregue no local" significa que o vendedor entrega quando as mercadorias são colocadas à disposição do comprador no meio de transporte pronto para o descarregamento no local de destino nomeado. O vendedor assume todos os riscos envolvidos em trazer as mercadorias para o local indicado.

 

DDP - Delivered Duty Paid

"Delivered Duty Paid" significa que o vendedor entrega as mercadorias quando as mercadorias são colocadas à disposição do comprador, desembaraçadas para importação no meio de transporte de chegada pronto para descarregar no local de destino nomeado. O vendedor arca com todos os custos e riscos envolvidos em trazer as mercadorias para o local de destino e tem a obrigação de desembaraçar as mercadorias não apenas para exportação, mas também para importação, para pagar qualquer imposto para exportação e importação e para realizar todas as alfândegas. formalidades.

REGRAS PARA TRANSPORTE MARÍTIMO E INTERIOR

 

FAS -  Free Alongside Ship

"Livre ao lado do navio" significa que o vendedor entrega as mercadorias quando estas são colocadas ao lado do navio (por exemplo, em um cais ou barcaça) indicadas pelo comprador no porto de embarque nomeado. O risco dos danos às mercadorias passa quando as mercadorias estão ao lado do navio e o comprador arca com todos os custos a partir desse momento.

 

FOB - Free on board

"Livre a bordo" significa que o vendedor entrega as mercadorias a bordo do navio indicado pelo comprador no porto de embarque nomeado ou adquire as mercadorias já entregues. O risco de danos as mercadorias passa ao comprador quando as mercadorias estão a bordo do navio e o comprador arca com todos os custos a partir desse momento.

 

CFR - Cost and Freight

"Custo e frete" significa que o vendedor entrega as mercadorias a bordo do navio ou compra as mercadorias já entregues. O risco de perda ou dano às mercadorias passa quando as mercadorias estão a bordo do navio. O vendedor deve contratar e pagar os custos e o frete necessários para levar a mercadoria ao porto de destino designado.

 

CIF - Cost, Insurance and Freight

"Custo, seguro e frete" significa que a responsabilidade do vendedor é arcar com os custos até a entrega das mercadorias no porto de destino. O risco de perda ou dano às mercadorias passa quando as mercadorias estão a bordo do navio. O vendedor deve contratar e pagar os custos e o frete necessários para levar as mercadorias ao porto de destino designado.

O vendedor também contrata uma cobertura de seguro contra o risco do comprador de danos as mercadorias durante o transporte. O comprador deve observar que, de acordo com o CIF, o vendedor é obrigado a obter seguro apenas com uma cobertura mínima. Caso o comprador deseje ter mais proteção de seguro, precisará acordar com o vendedor ou fazer seus próprios planos extras de seguro. "

Fonte: https://iccwbo.org/resources-for-business/incoterms-rules/incoterms-rules-2010/

 

E então? Ficaram claras as definições de Incoterms? Se ficou, que bom! Caso ainda tenha ficado alguma dúvida estamos disponíveis para lhe ajudar! Envie para nós o seu pedido de cotação com todos os detalhes da carga e lhe enviaremos nossa melhor proposta.

Telefone: 48 - 3207-9088

E-mail: jessica@maplogistics.com.br