© All rights reserved | Grupo Map Business

  • Facebook - Map Logistics
  • LinkedIn - Grupo Map

DICAS DE COMÉRCIO EXTERIOR - DIFERENÇAS ENTRE FCL E LCL

Para um especialista em importação e exportação, realizar essas operações é tão fácil quanto para o gestor de um negócio executar as atividades que dizem respeito a sua aérea. O domínio de termos técnicos permite ao profissional de comércio exterior oferecer um serviço especializado, fornecendo auxílio e suporte aos seus clientes, da mesma forma que cada gestor entende das especificidades de seu negócio.

Tanto na importação quanto na exportação, na hora de contratar o frete internacional é necessário definir se o transporte será via FCL ou LCL.

No processo LCL (low container load), significa que sua carga será transportada juntamente com outras cargas dentro de um container. Esse processo gera ganhos para todos os envolvidos, pois os custos relativos ao transporte deste container são rateados entre os importadores ou exportadores. Assim a consolidação de cargas soltas, que é como definimos o LCL, facilita o transporte de cargas para todo o mundo reduzindo os custos e gerando ganhos. A única desvantagem nesse processo é que ele se torna um pouco mais longo pois a estufagem de um container com cargas de diferentes exportadores normalmente leva mais tempo do que a estufagem de um container de somente um exportador. Além disso, é necessário aguardar que todas as cargas dentro do container sejam liberadas para ter acesso a sua carga.

Para quem tem pressa e tem um volume um pouco maior, a opção de FCL pode ser mais interessante. No FCL (full container load), o container é estufado com a carga de somente um exportador. O processo de liberação neste caso é muito mais rápido o que acaba diminuindo bastante o transit time do processo. Por esta razão é sempre bom fazer uma comparação, nem sempre o LCL vai sair mais barato. Ao multiplicar o chargeable weight  pela taxa do frete marítimo do LCL, pode ser que ela exceda o valor de um container, levando o cliente a pagar mais e enfrentar um processo mais burocrático sem necessidade. Trabalhando com um agente de carga/NVOCC sério você não precisa se preocupar. Este profissional irá lhe indicar sempre a melhor opção.

Gostou das dicas? Precisa de ajuda para importar ou exportar? Entre em contato com a gente e vamos te ajudar a tomar as melhores decisões  e realizar o seu processo de importação ou exportação com sucesso!

Envie e-mail para: info@maplogistics.com.br