© All rights reserved | Grupo Map Business

  • Facebook - Map Logistics
  • LinkedIn - Grupo Map

POR QUE INSTALAR SUA EMPRESA EM SANTA CATARINA?

Necessidades

 

Uma multinacional americana fundada com o intuito de desenvolver e produzir uma linha inigualável de produtos de iluminação abriu sua sede brasileira no estado do Paraná. Porém, a empresa em questão sentiu a necessidade de se instalar em algum estado que oferecesse melhores condições logísticas e benefícios fiscais.

 

Solução

Por conta dessa necessidade, os representantes da empresa no Brasil entraram em contato com o Grupo Map Business, e em seguida iniciou-se um levantamento sobre qual estado seria a melhor opção levando em conta as características dos produtos fabricados por esta empresa. Ao avaliar os estados de Amazonas, São Paulo e Santa Catarina, verificou-se que Santa Catarina oferece muitas vantagens ao se comparar aos outros em questão, mesmo considerando os inúmeros benefícios de isenção na Zona Franca de Manaus ou em São Paulo, devido este ser o maior pólo de negócios do Brasil.

Ao analisar todos os aspectos tributários, logísticos, culturais conclui-se que para essa empresa Santa Catarina seria a melhor opção. Em alguns casos os benefícios tributários não compensam os gastos logísticos.

Santa Catarina possui 5 portos bem equipados e mantém linhas regulares com os principais portos do mundo. Além disso, existe no estado o benefício fiscal do Tratamento Tributário Diferenciado que possibilita uma redução na alíquota do ICMS. Quando observamos a  população, Santa Catarina é o estado brasileiro com o melhor índice de desenvolvimento do Brasil.

1/3

Após levar em consideração esses pontos e outras informações, a multinacional decidiu abrir sua filial em Santa Catarina e contratou o Grupo Map Business como uma extensão do seu departamento de importação. Por esse motivo, a empresa se utiliza do benefício tributário reduzindo o ICMS em suas importações, e possibilitando um aumento no volume de suas vendas a cada ano. Outro fator a ser destacado, é que esta empresa obteve uma redução no fluxo de caixa de em média 15% após o processo de transição se concretizar.